Pular para o conteúdo principal

Calculadora Azimute e Rumo Online

Calculadora de de Azimute e Rumo online para facilitar os cálculos. Os ângulos devem ser representados na forma 49º 56’ 33’’ (espaços separando graus, minutos e segundos).

Azimute para Rumo
Valor em azimute:


Rumo para Azimute
Valor em rumo:




A palavra azimute é de origem árabe e significa “as direções”, sendo o azimute determinado sempre em sentido horário. Na Topografia, o conceito de azimute é bastante utilizado em levantamentos topográficos, onde o azimute é o ângulo entre o norte magnético, e um ponto levantado, ou entre o norte e um lado de um determinado polígono. Quanto ao valor, o azimute varia de 0° a 360°.


Rumo

Rumo é o menor ângulo formado pelo alinhamento norte sul e a direção considerada. O mesmo varia de 0º a 90º e é obtido a partir do norte ou do sul por leste e oeste.
Esse sistema expressa o ângulo em função do quadrante em que se encontra, sendo que além do valor numérico do ângulo, acrescenta-se uma sigla (NE, SE, SW, NW), cuja primeira letra indica a origem a partir do qual se realiza a contagem e a segunda indica a direção do giro ou quadrante.
 
Sua determinação é realizada a partir do Norte ou do Sul em direção ao ponto de interesse e varia em graus, minutos e segundos de 0° a 90°.



Calculadora Online Azimute e Rumo

como transformar azimute em rumo

Para transformar rumo em azimute e vice versa é só você se guiar pela tabela abaixo:

Comentários

  1. Os cálculos não estão considerando os minutos e segundos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Tu tens que dar espaço entre o grau, min e o seg Exemplo correto: 00º 00' 00" Errado: 00º00'00". (opara converter Raio/Graus.)

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Como posso calcular o azimuite de Vante i o azimuite de Ré

    ResponderExcluir
  6. Como posso calcular o rumo de ré i o rumo de vante ?

    ResponderExcluir
  7. contem erros 57º 19' 35" SO foi na sua calculadora para 237º 19' 34" e consumiu 1 segundo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cartografia: Arte, Ciência e Técnica

A cartografia é a área do conhecimento que tem objetivo estudar, analisar e produzir mapas, cartas, plantas e demais tipos de representações gráficas do espaço. A cartografia apresenta-se muitas vezes como uma mistura de ciência, técnica e até mesmo arte. Os cientistas afirmam que os seres humanos já faziam representações da superfície da Terra com o objetivo de se orientar ou proteger os recursos naturais muito antes de aprenderem a se comunicar por meio da fala ou da escrita. Entretanto, essas representações não podem ser consideradas como ciência desde os primórdios. Tornou-se uma ciência principalmente na época das grandes navegações, onde houveram grandes avanços nas técnicas empregadas, o que resultou em representação altamente avançadas e ricas em detalhes do globo terrestre. A ciência é composta por três componentes: a observação, a experimentação e as leis. Tem como objetivo a união entre o conhecimento teórico, a prática e a técnica. Não se utiliza de suposições, mas da compr

Como montar um telescópio refrator

Nesse tutorial você aprenderá como montar seu telescópio refrator. A seguir um diagrama ilustrando os componentes principais desse tipo de telescópio: 1- Tubo principal 2- Buscador 3- Mira 4- Espelho diagonal 5- Tubo da ocular 6- Tubo 7- Focalizador 8- Eixo 9- Parafuso de fixação 10- Parafuso do tubo principal 11- Ajuste da perna do tripé 12- Tripé 13- Lente ocular 14- Parafuso do tripé Veja abaixo um vídeo tutorial dessa montagem:

Escala Geográfica e Escala Cartográfica: Distinção Necessária

A Ecologia da Paisagem, subcategoria da Ecologia, foca nas grandes áreas e os efeitos ecológicos do padrão dos ecossistemas estudando as interações entre organismos e seus ambientes.  Para que seja eficaz é necessário o conhecimento e aplicação de escalas adequadas. Segundo Turner (1989), a Ecologia da Paisagem enfatiza as grandes áreas e os efeitos ecológicos do padrão dos ecossistemas. A Ecologia da Paisagem foi desenvolvida na Europa pelo geógrafo alemão Carl Troll em 1939. Na América do Norte, a Ecologia da Paisagem se desenvolveu mais tarde que na Europa, sendo derivada da Ecologia de Ecossistemas e fazendo grande uso de métodos computacionais e tecnológicos. Forman (1995) divide o desenvolvimento da Ecologia da Paisagem em três fases: 1º) se estendeu até 1950, sendo a fase da História Natural e a do ambiente físico; 2°) denominada de “weaving phase” (fase da tecelagem), entre 1950 e 1980; 3°) a última fase se deu aproximadamente a partir de 1980. Esta fase é denominada de “land m