Pular para o conteúdo principal

Contando calorias

As células do nosso corpo precisam de energia viver, repor perdas e fazer mais matéria orgânica que nos permita crescer. Essa energia é fornecida pelos alimentos que ingerimos. Após a digestão desses alimentos, carboidratos, protídios, lipídios, ácidos nucléicos são degradados em seus elementos constituintes, no nosso trato digestório, e distribuídos pelo sangue para as células do nosso corpo.

A energia dos alimentos é geralmente medida em quilocalorias (kcal), embora as pessoas, por hábito, utilizem como sinônimo o termo Calorias (Cal).

Cada pessoa necessita para realizar suas atividades, de um mínimo de energia, cujo valor varia d acordo com a idade, a estatura, a estrutura óssea e a atividade física, dentre outros fatores. Em geral, uma aluna do Ensino Médio que tenha uma atividade normal, sem exagero em atividade física, necessita em torno de 2000 kcal por dia. Um aluno do Ensino Médio, nas mesmas condições, necessita em torno de 2500 kcal por dia.

Um grama de carboidrato ou de proteína fornece cerca de 4 kcal, enquanto I grama de lipídio fornece cerca de 9 kcal. Para você ter uma ideia da quantidade de calorias de alguns alimentos e do que é necessário fazer para queimar todas as calorias contidas neles.


A tabela mostra quanto tempo o organismo gasta para queimar as Calorias dos alimentos em cada atividade.

Quando ingerimos alimentos acima das nossas necessidades diárias, o inevitável acontece: engordamos. O alimento ingerido em excesso é em grande parte transformado em gordura e depositado nas nossas células adiposas.

Assim, o segredo para manter o nosso peso adequado é comer somente o necessário para fornecer a energia de que o nosso corpo precisa para funcionar bem. Se comermos mais, engordamos. Se comermos menos, nossos estoques de gordura vão diminuindo, pois a gordura que estava reservada vai sendo "queimada", ou seja, degradada, a fim de fornecer a energia necessária para o funcionamento do nosso organismo; nesse caso, emagrecemos. Em dietas para emagrecimento deve-se reduzir a ingestão de calorias de acordo com orientação médica.


Índice de massa corpórea

O índice de massa corpórea (IMC) vem sendo utilizado na determinação de parâmetros de saúde. Para cada pessoa esse índice é calculado dividindo-se sua massa em quilogramas (a massa é popularmente chamada de peso) por sua altura (em metros) elevada ao quadrado. Calcule abaixo seu IMC:


Peso (Kg): Altura (metros):




Referências: Lopes, Sônia - Biologia, volume único  - Sônia Lopes, Sergio Rosso - 1ed - São Paulo:Saraiva, 2005

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cartografia: Arte, Ciência e Técnica

A cartografia é a área do conhecimento que tem objetivo estudar, analisar e produzir mapas, cartas, plantas e demais tipos de representações gráficas do espaço. A cartografia apresenta-se muitas vezes como uma mistura de ciência, técnica e até mesmo arte. Os cientistas afirmam que os seres humanos já faziam representações da superfície da Terra com o objetivo de se orientar ou proteger os recursos naturais muito antes de aprenderem a se comunicar por meio da fala ou da escrita. Entretanto, essas representações não podem ser consideradas como ciência desde os primórdios. Tornou-se uma ciência principalmente na época das grandes navegações, onde houveram grandes avanços nas técnicas empregadas, o que resultou em representação altamente avançadas e ricas em detalhes do globo terrestre. A ciência é composta por três componentes: a observação, a experimentação e as leis. Tem como objetivo a união entre o conhecimento teórico, a prática e a técnica. Não se utiliza de suposições, mas da compr

Como montar um telescópio refrator

Nesse tutorial você aprenderá como montar seu telescópio refrator. A seguir um diagrama ilustrando os componentes principais desse tipo de telescópio: 1- Tubo principal 2- Buscador 3- Mira 4- Espelho diagonal 5- Tubo da ocular 6- Tubo 7- Focalizador 8- Eixo 9- Parafuso de fixação 10- Parafuso do tubo principal 11- Ajuste da perna do tripé 12- Tripé 13- Lente ocular 14- Parafuso do tripé Veja abaixo um vídeo tutorial dessa montagem:

Escala Geográfica e Escala Cartográfica: Distinção Necessária

A Ecologia da Paisagem, subcategoria da Ecologia, foca nas grandes áreas e os efeitos ecológicos do padrão dos ecossistemas estudando as interações entre organismos e seus ambientes.  Para que seja eficaz é necessário o conhecimento e aplicação de escalas adequadas. Segundo Turner (1989), a Ecologia da Paisagem enfatiza as grandes áreas e os efeitos ecológicos do padrão dos ecossistemas. A Ecologia da Paisagem foi desenvolvida na Europa pelo geógrafo alemão Carl Troll em 1939. Na América do Norte, a Ecologia da Paisagem se desenvolveu mais tarde que na Europa, sendo derivada da Ecologia de Ecossistemas e fazendo grande uso de métodos computacionais e tecnológicos. Forman (1995) divide o desenvolvimento da Ecologia da Paisagem em três fases: 1º) se estendeu até 1950, sendo a fase da História Natural e a do ambiente físico; 2°) denominada de “weaving phase” (fase da tecelagem), entre 1950 e 1980; 3°) a última fase se deu aproximadamente a partir de 1980. Esta fase é denominada de “land m