As células do nosso corpo precisam de energia viver, repor perdas e fazer mais matéria orgânica que nos permita crescer. Essa energia é fornecida pelos alimentos que ingerimos. Após a digestão desses alimentos, carboidratos, protídios, lipídios, ácidos nucléicos são degradados em seus elementos constituintes, no nosso trato digestório, e distribuídos pelo sangue para as células do nosso corpo.
A energia dos alimentos é geralmente medida em quilocalorias (kcal), embora as pessoas, por hábito, utilizem como sinônimo o termo Calorias (Cal).
Cada pessoa necessita para realizar suas atividades, de um mínimo de energia, cujo valor varia d acordo com a idade, a estatura, a estrutura óssea e a atividade física, dentre outros fatores. Em geral, uma aluna do Ensino Médio que tenha uma atividade normal, sem exagero em atividade física, necessita em torno de 2000 kcal por dia. Um aluno do Ensino Médio, nas mesmas condições, necessita em torno de 2500 kcal por dia.
Um grama de carboidrato ou de proteína fornece cerca de 4 kcal, enquanto I grama de lipídio fornece cerca de 9 kcal. Para você ter uma ideia da quantidade de calorias de alguns alimentos e do que é necessário fazer para queimar todas as calorias contidas neles.
A tabela mostra quanto tempo o organismo gasta para queimar as Calorias dos alimentos em cada atividade. |
Assim, o segredo para manter o nosso peso adequado é comer somente o necessário para fornecer a energia de que o nosso corpo precisa para funcionar bem. Se comermos mais, engordamos. Se comermos menos, nossos estoques de gordura vão diminuindo, pois a gordura que estava reservada vai sendo "queimada", ou seja, degradada, a fim de fornecer a energia necessária para o funcionamento do nosso organismo; nesse caso, emagrecemos. Em dietas para emagrecimento deve-se reduzir a ingestão de calorias de acordo com orientação médica.
Índice de massa corpórea
O índice de massa corpórea (IMC) vem sendo utilizado na determinação de parâmetros de saúde. Para cada pessoa esse índice é calculado dividindo-se sua massa em quilogramas (a massa é popularmente chamada de peso) por sua altura (em metros) elevada ao quadrado. Calcule abaixo seu IMC:
Referências: Lopes, Sônia - Biologia, volume único - Sônia Lopes, Sergio Rosso - 1ed - São Paulo:Saraiva, 2005
Comentários
Postar um comentário