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Projeto Horta Comunitária Sustentável em Escola

Nesta postagem será falado sobre um projeto para a criação de uma horta comunitária sustentável em uma escola. Essa ideia é aplicada em muitos locais, como por exemplo na escola de Nova Andradina onde um projeto dessa natureza é mantido pelo IFMS e na escola João Maria Cruz em Ponta Grossa.

Horta escolar em Nova Andradina

Um projeto de horta comunitária escolar desempenha um papel de extrema importância na educação e no desenvolvimento das crianças e jovens. Além de fornecer uma fonte de alimentos saudáveis e frescos, a horta comunitária oferece oportunidades valiosas de aprendizado prático e interdisciplinar. Os alunos envolvidos nesses tipos de projeto têm a chance de vivenciar todo o processo de cultivo, desde o plantio de sementes até a colheita, promovendo o entendimento sobre a importância da agricultura sustentável, do respeito ao meio ambiente e da alimentação saudável. Além disso, a horta comunitária escolar também promove a interação social, estimula o trabalho em equipe e fortalece os laços entre a escola, a comunidade local e as famílias dos estudantes.
Agregado ao projeto da horta comunitária é muito importante a sustentabilidade, então pesquisei itens que poderiam agregar nesse sentido a horta. Por exemplo, seria possível armazenar água da chuva para fazer a irrigação das plantas. Um projeto em Passo Fundo, promovido pela prefeitura, fez a implantação de cisternas para realizar essa coleta na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fredolino Chimango.


Projeto para coleta de água da chuva

Outra técnica que pode ser implantada para tornar a horta mais sustentável é a utilização de compostagem a partir dos materiais orgânicos descartados pela própria escola. Já como a escola tem uma cozinha onde prepara as refeições dos alunos é natural que ocorra sobra de materiais orgânicos. Atualmente todo esse material é descartado, mas poderia ser reaproveitado para geração de adubo para a horta.
A plantação também pode ser feita dentro de pneus reutilizados, isso traz mais uma característica de sustentabilidade ao projeto. Essa mesma estratégia é aplicada, por exemplo, no Projeto Semear desenvolvido pelo Colégio Estadual Ademar Vicente Ferreira Sobrinho, de Araguaína.


Horta escolar do Projeto Semear com a utilização de pneus

Passos para a preparação do projeto

Preparação e construção da horta:

  • Buscar parcerias com empresas locais, organizações não governamentais ou órgãos públicos para obter recursos materiais, como ferramentas, mudas e sementes;
  • Solicitar doações de pneus usados em borracharias próximas a escola;
  • Fazer preparação dos pneus para o plantio. Eles podem ser pintados também para que fique mais atrativo para as crianças;
  • Estabelecer um sistema de rega eficiente e sustentável, utilizando técnicas como a captação de água da chuva;
  • Desenvolver sistema de compostagem para produzir adubo a partir dos resíduos das refeições preparadas na escola;
  • Promover oficinas de capacitação sobre técnicas de plantio, compostagem e manejo sustentável da horta, envolvendo especialistas e agricultores locais.

Manutenção da horta:

  • Criar um cronograma de responsabilidades para a manutenção da horta, envolvendo alunos, professores, funcionários  e membros da comunidade;
  • Realizar atividades de acompanhamento periódicas, como palestras, workshops e encontros para troca de experiências sobre a horta.

Integração escola-comunidade:

  • Organizar eventos abertos à comunidade, como feiras de troca de mudas, colheitas coletivas e degustações de alimentos produzidos na horta;
  • Estimular a participação de pais e moradores locais em atividades educativas relacionadas à horta, como palestras sobre alimentação saudável e sustentabilidade.

Avaliação e monitoramento:

  • Realizar avaliações periódicas para acompanhar o progresso do projeto, identificar desafios e oportunidades de melhoria;
  • Coletar feedback da comunidade escolar e da comunidade local para avaliar o impacto da horta na aproximação entre eles.

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